quimica
INTRODUÇÃO
A titulação é um procedimento que visa determinar a concentração de uma solução, fazendo-a reagir com outra solução de concentração conhecida. Assim, a titulação é uma aplicação importante de misturas de soluções que reagem entre si.
As titulações ácido-base dividem-se em
a) acidimetria: determinação da concentração de uma solução ácida;
b) alcalimetria: determinação da concentração de uma solução básica.
Quando se deseja descobrir a porcentagem de pureza de uma substância, em uma mistura, também se realizam titulações.
DESENVOLVIMENTO
A solução ácida (ácido clorídrico diluído), cuja concentração deve ser definida é denominada solução-problema ou titulante. Ela é colocada em um erlenmeyer, ao qual é adicionada uma substância indicadora, fenolftaleína, por exemplo.
Em uma bureta é colocada a solução de concentração conhecida, solução-padrão ou titulada (hidróxido de sódio).
Deixa-se escorrer cuidadosamente a solução padrão, observando-se o término da titulação pela mudança de coloração da solução-problema.
O ponto em que há esta mudança de coloração é denominado ponto de viragem. Quando utilizamos fenolftaleína, como indicador, e a solução-problema é básica, este ponto é, exatamente, onde a neutralização foi completada (o meio encontra-se neutro). Entretanto, se a solução-problema for ácida, para atingirmos tal ponto, é necessário acrescentar uma gota adicional de base − pois a fenolftaleína é incolor em meio ácido e neutro −; porém, na prática, esse excesso é desprezado, pois o volume de uma gota é 0,05 mL.
CONCLUSÕES
Quando colocamos ácido clorídrico diluído e fenolftaleína em um Erlenmeyer não á coloração pois o meio é acido, ao adicionarmos hidróxido de sódio a este Erlenmeyer por meio de uma Bureta, observa-se o termino da titulação pela mudança de coloração da solução, sendo assim um meio básico. Para concluirmos o experimento adicionamos neste meio