Quimica
RENATO.DALGALLO
Devido à sua primazia histórica e a modernidade aparente das fontes fósseis de energia, a energia de biomassa às vezes é vista como uma velha moda, esperando por alternativas mais modernas. Certamente, este julgamento é errado. A Bio-energia e as tecnologias foram evoluindo constantemente e são capazes de reunir a importância econômica e as vantagens anbientais.A utilização da biomassa energética é um fator de aumento da melhoria da sustentabilidade do sistema energético.
Palavras chave:Arvores, madeira , resíduos , tecnologia , dendroenergia.
O objetivo deste estudo é apresentar as técnicas de produção de biomassa e energia especialmente considerando materiais lignocelulósicos, tais como lenha, cascas e palha, e a adoção de processos térmicos para sua adequação ao fim de combustão, tais usos e gaseificação.Alguns anos atrás, Miguel A. Trossero, das Nações Unidas criou uma Organização (FAO), criou o termo Dendroenergy, que significa "energia a partir de árvores" para renovar os conceitos e chamar mais atenção a estes sistemas de energia. A energia da Madeira uso tradicional de lenha em fogões domésticos, que tenham sido objecto de grande desenvolvimento, bem como aplicações modernas, quer como lenha ou resíduos para geração de eletricidade que passa uma ampla gama tecnológica.
O termo biomassa engloba a matéria vegetal gerada através da fotossíntese e seus derivados, tais como resíduos florestais e agrícolas, resíduos animais e os orgânicos produtos que estão contidos nos resíduos industriais e urbanos. Esta matéria contém energia química,que vem da transformação energética da radiação solar e podem ser liberados diretamente pelo meio de combustão, ou convertida em outras fontes de energia mais adequada.A energia total existente sobre a cobertura vegetal da terra inclui tropicais e madeiras de clima