Quimica
Índice
1. Introdução teórica
A análise qualitativa tem por objetivo identificar os componentes de uma amostra. Assim como a sistematização da separação e análise de cátions e ânions em uma amostra. Essa identificação é feita através de uma reação química em que a substância sob análise é transformada em um novo composto com propriedades características. O enfoque se dá na caracterização da presença de um determinado elemento na amostra, sem uma maior preocupação na determinação das quantidades dos mesmos. A análise qualitativa pode ser feita de dois modos clássicos:
1) Análise por via sêca – as reações químicas ocorrem sem dissolver a amostra e com a participação do calor.
2) Análise por via úmida – as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa (pesquisa de cátions e ânions).
3)Também para identificação, são utilizados outros métodos, como por exemplo: cromatografia, espectroscopia, polarografia etc.
Na análise por via úmida a amostra a ser analisada é inicialmente dissolvida. A seguir, a solução da amostra é submetida à ação de reagentes específicos, também em solução, para que ocorram reações que permitam a identificação de um íon ou grupo de íons presente na amostra.
A análise por via úmida é de extrema importância no contexto da análise qualitativa e é geralmente precedida pela análise por via seca. A identificação dos componentes da amostra por via úmida é feita de acordo com a Marcha Analítica Sistemática, que consiste na separação de grupos de cátions ou ânions seguidos de isolamento de cada íon para que seja identificado.
Os solventes mais utilizados na dissolução de amostras são; água, ácidos inorgânicos ou mistura de ácidos. Os ácidos inorgânicos mais utilizados são: ácido fluorídrico, ácido clorídrico, ácido Sulfúrico, ácido perclórico, ácido nítrico, água