Quimica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA E BACHARELADO
GLAUCIANE LEAL DOURADO
RELATÓRIO
Estudo Químico-Quântico Semi-Empírico das Moléculas
PROPENO E CICLOPROPANO
São Luís
2011
GLAUCIANE LEAL DOURADO
RELATÓRIO
Estudo Químico-Quântico Semi-Empírico das Moléculas
PROPENO E CICLOPROPANO
Relatório apresentado à disciplina de Química Quântica do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão como requisito para nota.
Prof. Jaldy.
São Luís
2011
1 INTRODUÇÃO
1.1 PROPENO
Propeno, nome oficial pela IUPAC, também chamado propileno, é um hidrocarboneto insaturado (alceno) de fórmula C3H6 , apresentando-se normalmente como um gás incolor e altamente inflamável.
É produzido durante o craqueamento do petróleo e na gaseificação do carvão. Ele é uma das maiores matérias-primas da indústria petroquímica.
Seu principal uso é para produção de polipropileno. É também usado como combustível em vários processos industriais, devido ao fato de ter uma chama mais quente que a do propano (por produzir menor massa após combustão). Ex: 1.2 CICLOPROPANO
Ciclopropano é uma molécula de cicloalcano com a fórmula molecular C3H6 consistindo de três átomos de carbono ligados um ao outro formando um anel, com cada átomo de carbono "sustentando" dois átomos de hidrogênio. As ligações entre os átomos de carbono são uma ligação mais fraca que a típica ligação carbono-carbono. Isso é o resultado do ângulo de 60º entre os átomos de carbono, que é muito menor que o ângulo normal de 109,5º. A tensão no anel tem de ser subtraída da energia da ligação normal C-C, fazendo o composto resultante mais reativo que alcanos acíclicos e outros cicloalcanos tais como cicloexano e ciclopentano. Ex:
2 OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo o estudo das propriedades eletrônicas e físico – químicas, como calor de formação, energia total, momento de dipolo, distância interatômica,