Quimica organica
Os óleos essenciais são compostos comumente associados às plantas, estes óleos ocorrem em plantas e se concentram frequentemente em ramos, flores e sementes. Os óleos essenciais são misturas complexas de hidrocarbonetos, alcoóis e compostos carbonilados e pertencem ao grupo de substâncias conhecidas como Terpenos (1).
Dentre os inúmeros óleos essenciais, temos o cravo (Eugenia caryophyllata) que é uma planta usada como tempero desde a antiguidade: era uma das mercadorias entre as especiarias da china, que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático. Na china os cravos eram usados não só como condimentos, mas também como anti- séptico bucal: qualquer um com audiência com o imperador precisava mascar cravos para prevenir o mau hálito. Viajantes arábicos já vendiam cravos na Europa ainda no império romano. (2)
O conteúdo total de óleo em cravos (de boa qualidade) chega a 15%. O óleo é constituído, basicamente, por eugenol (70 a 80%), acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%). O Eugenol é um composto aromático que está presente nos cravos, canela, sassafrás e mirra. A nomenclatura oficial da IUPAC para o eugenol é 4–Alil–Metoxifenol. Possui um marcante efeito anestésico, sendo usado no tratamento de dores de dente. É também empregado na indústria de cosméticos. (3)
Teoricamente, a destilação por arraste a vapor é utilizada para purificar as substâncias orgânicas voláteis e imiscíveis em água. Geralmente são utilizadas duas das substâncias imiscíveis: água e a mistura a ser destilada. Este processo envolve a co-destilação da substância a purificar com água e tem como uma de suas principais vantagens o fato de a mistura ter um ponto de ebulição inferior ao da água. Dessa forma ela evapora e resta somente a água no recipiente inicial. De acordo com a Lei de Dalton a pressão total de vapor acima de uma mistura de duas fases é igual à soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais. (→Pt =