quimica organica
Antiguidade: muitas substâncias eram conhecidas e extraidas de produtos naturais, como por exemplos: do limão extraía-se o ácido citrico; do leite azedo extraía-se o ácido lático; da uva extraía-se o ácido tartárico; da urina extraía-se a uréia; etc.
No ano de 1777 Bergmam dividiu a química em: (Química orgânica - estuda as substâncias orgânicas; e Química inorgânica - estuda as substâncias inorgânicas)
Século XVII: iniciou a sistematização dos processos de obtenção de substâncias.
Lavoisier: concluiu que o carbono está presente em todas as substâncias provenientes dos organismos vivos.
No inicio do século XIX: Surgiu a Teoria Vitalista (Teoria da Força Vital).
Segundo Jakob Berzelius: Os Organismos vivos não podiam ser produzidos em Laboratórios, só podiam ser formados com a interferência de uma Força Sobrenatural (Força Vital).
Em 1828 com a Sintese de Wholer quebra-se a Teoria da Força vital, que funcionava como uma travão para o desenvolvimento da Química Organica: reacção de aquecimento do cianato de amônio obtendo-se a Uréia "NH4OCN +CALOR → (NH2)2CO "
Após a Sintese de Wholer, obteve-se muitas outras substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas e vice-versa.
Exemplos: em 1828, obteve-se o alcool étilico; em 1842 obteve-se a anilina; em 1847, obteve-se a clorofórmio; em 1880, obteve-se a primeira fibra artificial; em 1945 obteve-se a penicilina sintetica.
Em 1848 Gmelim, reconhece que o corbono é o elemento fundamental dos compostos orgânicos
Em 1858: August Kekulé, considerou que a Química Organica era a Química dos Compostos do Carbono ( composto Orgânico é a substância que contém o elemento Carbono na sua composição, seja existente ou não em organismo vivo)
Postulados de Kekulé: (1- Tetravalencia do átomo de carbono; 2- encadeiamento; 3- as quatros valências são iguais entre si) 2. Molina
A Química Orgânica é a parte da Química que se oucupa do estudo das substâncias que se encontram nos organismos vivos ( animal e vegetal), ou