Quimica Organica
Aprenderemos a seguir sobre a Química Orgânica, conhecida também como química do carbono.
Veremos que os compostos orgânicos estão presentes em nosso cotidiano e aprenderemos sobre as caracteristicas que permitem que essas substâncias tenham aplicações tão diversas.
O carbono e seus compostos
Os compostos orgânicos são substâncias que contêm, em sua estrutura, átomos de carbono associados ao hidrogênio, podendo também ligar-se a elementos como oxigênio, nitrogênio, enxofre, bromo e fósforo.
Mais que apenas um aglomerado de carbono e outros elementos, esses compostos estão presentes na construção do ser humano: em suas proteínas, hormônios e vitaminas. Por isso, por muito tempo a Química Orgânica foi conhecida como “química da vida”.
Compostos Orgânicos
Muito além da presença em nosso corpo, os compostos orgânicos estão presentes em diversas substâncias de nosso cotidiano, como no álcool, na gasolina e no vinagre.
Por exemplo, o vinagre, possui em sua composição ácido acético, que tem fórmula química CH3COOH e é um ácido saturado com cadeia aberta, propiedades que veremos mais a diante. POSTULADOS DE KEKULÉ
- Tetravalente
- Equivalente
- Encadeamento
A tetravalência do carbono
Entenderemos agora os aspectos que conferem ao carbono sua primeira propriedade característica, atetravalência.
Distribuição eletrônica do carbono:
A tetravalência permite que o carbono se ligue, em busca da estabilidade (regra do octeto), tanto aos elementos da esquerda na tabela periódica, os metais, quanto aos elementos da direita, os não metais.
Hibridização
A hibridização é a propriedade que permite que os elétrons valentes do carbono estejam todos disponíveis em um mesmo nível energético. Assim, por meio dessa propriedade, o carbono pode realizar quatro ligações idênticas em nível energético, pois o átomo que vai fazer a ligação não está em seu estado fundamental, está em seu estado hibridizado. Isso mesmo! Todos os elétrons estão no mesmo