quimica organica
DE
QUÍMICA ORGÂNICA
Universidade Estácio de Sá
Professor: Claudio Marinho
Alunos: Lorena Sedano, Milena Karen e Vitor Cabral
Determinação de Ponto de Fusão
Introdução:
O ponto de fusão de uma substância pura é a temperatura em que a fase sólida e a líquida coexistem, ou seja, entram em equilíbrio. Um composto sólido de alto grau de pureza funde-se a uma temperatura bem definida, e apresenta um intervalo de tempo que não excede 0,5°C – 1,0°C, porém na prática, esse intervalo pode variar de 1°C -2°C. Um método simples e bastante comum para determinação de ponto de fusão é o método do tubo capilar.
Objetivo:
Aprender técnicas de determinação de fusão, a associar o ponto de fusão de uma substância ao tipo de ligação química nela existente.
Materiais e métodos:
- Garra;
- Tubo de Thiele;
- Termômetro;
- Bico de Bunsen;
- Tubo capilar;
- Tubo de vidro;
- Glicerina;
- Substância sólida em pó branco (estima-se que seja Acetanilida (C8H9NO).
Uma das extremidades do tubo capilar foi fechada aquecendo-se a extremidade na chama chama do bico de Bunsen, feito isso, introduziu-se a substância (Acetanilida) dentro do tudo capilar, soltando verticalmente no interior do tubo de vidro, para que a substância depositasse no fundo capilar, o tubo foi preso a um termômetro com auxílio de um material de borracha, com o fundo do tubo de Thiele, preso a garra acoplada no suporte, foi colocado glicerina para o banho líquido, o termômetro foi colocado dentro do tubo de Thiele, em seguida aqueceu-se a glicerina na chama do bico de Bunsen com a temperatura incial de 3°C, e observou-se a temperatura do sistema pelo termômetro até que a substância estivesse totalmente fundida.
Resultados:
Ao aquecer observou-se que o processo de fusão da substância (acetanilida) iniciou-se aos 110°C, e chegou a fusão completa entre 121°C-122°C.
Conclusão:
Se realmente esta substância for acetanilida, e como o ponto de fusão é um critério de pureza