Quimica organica
1- Teste de identificação de aldeídos e cetonas. Reação com 2,4-dinitrofenilhidrazina Substâncias a serem testadas: acetaldeído, acetona e n-butanol.
2,4-dinitrofenilhidrazina pode ser utilizada na detecção degrupos funcionais carbonila (C=O), presentes em aldeídos ou cetonas. Um resultado positivo é assinalado por um precipitado amarelo ou vermelho (em caso de soluções) ou manchas avermelhadas após borrifara solução em uma placa cromatográfica. Estes são conhecidos como dinitofenilhidrazonas.
Esta reação pode ser descrita como uma reação de adição-remoção, onde há a adição nucleofílica do grupo NH2ao grupo C=O, seguido pela remoção de uma molécula de água.
O mecanismo desta reação, com aldeídos ou cetonas, é o que se segue:
Figura 1: Reação da propanona (acetona) com2,4-dinitrofenilhidrazina
Ocorrências observadas:
Para identificação de aldeídos e cetonas, utilizou-se o acetaldeído (etanal) de fórmula química C2H4O e a acetona (propanona) C3H6O. Observou-se a formação de um precipitado amarelo forte nos dois tubos, porém no caso da acetona, o amarelo se apresentou mais forte, próximo ao mostarda. Nada ocorreu no tubo com n-butanol. A cor do precipitado formado sugere o grau deinsaturação do aldeído e da cetona original. Por exemplo, cetonas não conjugadas dão precipitados de cor laranja e vermelha e compostos muito conjugados dão precipitados vermelhos.
Figura 2:Precipitação do etanal e da propanona
2- Complexos de adição de bissulfito de sódio (10 %)
Substâncias a serem testadas: acetaldeído, acetona e acetado de etila
Hidrogenosulfito de sódio oubissulfito de sódio é um composto químico com a fórmula NaHSO3. Bissulfito de sódio é um aditivo alimentar com número E E-222