quimica organica
INTRODUÇÃO
A solubilidade nada mais é do que a quantidade máxima de uma substância de se dissolver em uma solução, esta, depende de alguns fatores para que seja considerável miscível.
Em compostos orgânicos
Amostra1 está na folha!
Amostra 2: solubilidade em água (3.6 g/100 mL a 20°C em água).
A anilina (C6H5NH2) é uma molécula que possui o grupamento amina (NH2) ligado diretamente a um anel aromático e, é caracterizada como uma base. Ao ser adicionada a uma solução de HCl a 5% (ácida) é neutralizada pelo ácido através de reação ácido-base sendo solubilizada em tal solução. A pouca solubilidade da anilina em água pode ser pela diferença de forças intermoleculares (pontes de Hidrogênio) entre as moléculas, que são mais fortes na água (H-O) do que na anilina (N-H).
Já aminas como a anilina, tem dificuldade de se solubilizar em água em virtude do seu anel aromático. A anilina também não se solubiliza em NaOH(aq),meio básico, pois já é uma solução que possui basicidade. As aminas que não são solúveis em água dissolvem-se em soluções aquosas diluídas de, por exemplo, HCl. A solubilidade em ácido diluído fornece um método químico conveniente para distinguir aminas de compostos não básicos que são insolúveis em água
Amostra 3: Solubilizou pelas interações de hidrogênio
Porque solubiliza em bicarbonato de sódio?
Amostra 4; ácido salicílico: O ácido salicílico não solubilizou em água devido... já na NaHCO3 começou a solubilizar porém ao adicionar NaOH que é considerada uma base forte solubilizou completamente tornando a reação favorecida.
Amostra 5- ácido benzoico: não solubilizou em água por precisa de uma base forte para que a reação aconteça. Com bicarbonato foi parcialmente solúvel e com NaOH solubilizou completamente assim como amostra .
Amostra 6: Triglicerídeo São absolutamente hidrofóbicos, não solubilizou em nenhum dos casos
Amostra 7: Hexano: Insoluvel em água e em bicarbonato de sódio assim