quimica organica
DIAMANTINA – MINAS GERAIS
Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT
REALATÓRIO DA ATIVIDADE 2
ANÁLISE ORGÂNICA QUALITATIVA: avaliação da solubilidade como propriedade física para algumas classes de compostos orgânicos
Aluno: Daniel Pinheiro Bastos Bairral Figueira
Professores Responsáveis: Dr. Marcelo Moreira Brittoe e
Dr.Juan Pedro Bretas Roa
INTRODUÇÃO
SOLUBILIDADE:
Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas, pressão e temperatura, mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridade).
Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando esta se apresenta homogênea, ou seja, monofásica. Nas soluções sempre se apresenta pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é denominado a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade. Os solventes mais comuns utilizados em testes de solubilidade são:
- Água
Solução diluída de ácido clorídrico
Solução diluída de bicarbonato de sódio
Solução diluída de hidróxido de sódio
Ácido sulfúrico concentrado
Solventes orgânicos
OBJETIVO:
Introdução de alguns conceitos relacionados às interações intermoleculares e reações ácido-base envolvendo moléculas orgânicas.
Utilização de parâmetros de solubilidade para aplicação em síntese e no isolamento de substâncias orgânicas de origem natural ou sintéticas.
Procedimento: Na bancada do laboratório encontramos alguns compostos orgânicos, alguns tipo sólidos outros líquidos e a maioria deles comuns em laboratórios de química orgânica. Determinos a solubilidade em água dos compostos relacionados abaixo. Para isto,utilizamos uma espátula