quimica organica
Podem como os álcoois formar ligações de hidrogênio entre si ou com moléculas de outras espécies.
Por essa razão, os ácidos carboxílicos apresentam o mesmo comportamentos dos álcoois, quanto a solubilidade.
Estrutura
Os dois átomos eletronegativos de oxigênio tendem a afastar o elétron do hidrogênio do grupo hidroxila e o próton restante pode permitir mais facilmente. A carga negativa restante é então distribuída igualmente entre os dois átomos de oxigênio, e as duas ligações carbono-oxigênio adquirem características de dupla ligação parcial.
Principais compostos
Ácido Fórmico;
Ácido Etanoico;
Ácido Benzoico.
Ácido fórmico
O ácido mais simples é o que contém apenas um carbono Utilidades
Ácido etanoico
O ácido etanoico é o ácido carboxílico mais conhecido. Também conhecido como ácido acético.
Utilidades
Ácido benzoico
É um sólido branco, solúvel em água, cristalino
utilidades
Os ácidos carboxílicos são caracterizados pelo grupo carboxila (-COOH), ligado à um carbono da cadeia principal. A fórmula estrutural plana da carboxila é:
Esses compostos são ácidos fracos, mesmo assim são os compostos orgânicos mais ácidos. Quando têm mais de 10 carbonos, são conhecidos como ácidos graxos. No ser humano, esses ácidos estão presentes no suor, o que faz com que alguns animais reconheçam seus donos apenas pelo cheiro que exalam.
Podem ser obtidos pela oxidação de álcoois ou aldeídos.
Nomenclatura oficial e usual A nomenclatura oficial é bem parecida com a dos hidrocarbonetos, apenas trocando a terminação para -óico e adicionando a palavra ácido na frente do nome. A numeração é feita começando pelo carbono da carboxila. Exemplo: Ácido etanóico. Outra forma de enumerar os carbonos, é utilizando letras gregas (alfa, beta, gama), contando a