quimica na radiologia
1
Negatoscópio para diagnóstico
2
Processadora Automática de Raios X
3
Identificador Radiográfico (Câmara Escura)
4
Lanterna de Segurança (Câmara Escura)
5
Veneziana (Câmara Escura)
6
Exaustor (Câmara Escura)
7
Passa Chassis (Câmara Escura)
8
Sinaleiro Luminoso (Câmara Escura)
9
Vidro Plumbífero (Cabine de Comando)
10
Porta Radiológica Blindada com Chumbo
11
Sinaleiro Luminoso (Entrada Sala Raios X)
12
Argamassa Baritada (Barita) Proteção Radiológica
13
Porta Avental Plumbífero
14
Equipamento de Raios X
15
Buck Mural
16
Porta Radiológica Blindada com Chumbo
Aparelho de Radiodiagnóstico e seus Elementos
Os aprelhos de Raios X são constituidos de três componentes fundamentais: o tubo de Raio X, o gerador de alta voltagem e painel de controle.
Um tubo de vidro denominado ampola no qual se faz vacuo, contem em seu interior um catodo e um anodo, na qual sua funçao é promover o isolamento termico e eletrico entre as partes. O tubo é colocado dentro de uma calota revestida de chumbo ( elemento químico de símbolo Pb e numero atômico Z=82, é um metal considerado semicondutor pois possui resistência elevada e dificulta a passagem de corrente elétrica) chamada cabeçote afim de que a radiação não se espalhe. O cabeçote é de aluminio ou cobre cuja a função é blindar a radiação de fuga e seu espaço é preenchido com oleo onde atua como isolante termico.
O Catodo é o lado negativo do tubo de Raio X e se divide em duas partes filamento e focalizador. O filamento é um fio de Tungstenio (elemento químico de símbolo W e numero atômico Z=34 ) que emite eletrons devido o seu aquecimento. O focalizador é utilizado para evitar dispersão de dos eletrons produzidos.
O Anodo é o lado positivo do tubo de Raio X, onde tem dois tipos: fixos usados em dentistas e rotatorios usados em alta intensidade. A Radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos ou estruturas