quimica inorganica
Marusca Mendes
Barbara Aguiar
Matheus Barbosa
Ácidos e Bases
23/04/13
Objetivo
Observar as propriedades analíticas tanto das Bases quanto dos ácidos.
Introdução
Ácidos são substâncias que liberam cátion H+ quando dissolvidas em água. Bases são substâncias que liberam ânions OH- quando dissolvidas em quando dissolvidas em água. Ambas são corrosivas e podem ser classificadas em força e solubilidades, e também reagem entre si, formando um sal.
Substâncias tão parecidas ainda sim possuem características diferentes analiticamente. São estas características que vão ser analisadas no laboratório, que serão dissimiladas através de seus indicadores. Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome. Já as bases tem gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Mas, felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar.
É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH. Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).
Para se medir o pH, usam-se combinações de substâncias indicadoras, como a fenolftaleína (que será usada no laboratório) que mudam de cor conforme a posição da substância testada na escala acima. Também são usados instrumentos como os medidores de pH por eletrodo indicador, que mede as diferenças de potencial elétrico produzidas pelas concentrações de hidrogênio e indica o resultado dentro da escala de 0 a 14.
Materiais e Métodos:
Estante para tubos de ensaio
2 Baguetas
Solução de fenolftaleína
Ácido clorídrico a 5%
Ácido sulfúrico a 5%
Hidróxido de sódio a 5%
Hidróxido de amônio a 5%
Azul de Bromotimol 3 a 5 gotas
Papel tornassol