Quimica geral
Na humanidade, sempre houve a necessidade de obter determinadas medidas que possibilitariam a execução de determinados trabalhos. Como exemplo podemos citar um carpinteiro, ele deveria medir as dimensões de uma tábua a ser cortada. Ao analisarmos nosso dia a dia podemos notar como vivemos cercados de elementos que podem ser medidos, as dimensões de um móvel, de um cômodo, como também espessuras de variadas peças.
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, tornou-se cada vez mais frequente a necessidade de obter medidas cada vez mais precisas. Para isso foram desenvolvidos instrumentos cada vez mais sofisticados, acompanhados de alta tecnologia.
A química tem como base princípios fundamentais, os quais são indispensáveis a aprendizagem, sendo necessário noções de como usar as vidrarias e os instrumentos no laboratório para que se evite acidentes. As vidrarias e instrumentos nos auxiliam nos métodos experimentais, possibilitando a determinação de massa, volume, entre outras funções. A medida correta de volumes é muito importante para o sucesso do trabalho no laboratório de química. Para medi-los existem dois tipos de instrumentos que são os aferidos e os graduados. Os aferidos medem um único volume e são mais precisos. Os graduados, porém, permitem medir vários volumes. “De modo geral, para medidas aproximadas de volume de líquidos, usam-se cilindros graduados ou provetas, enquanto que, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico.
Podendo no entanto estas vidrarias e equipamentos de laboratório conter erros ou desvios no que diz respeito a exatidão das medidas, cabendo a nós saber calcular os mesmos, assim como ajustar os cálculos para obter a medida mais precisa e exata.
OBJETIVO
O objetivo desta de atividades no laboratório é de aferir corretamente uma medida representada nos instrumentos, e vidrarias contidas em um laboratório, assim como balanças e outros