Quimica geral
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL
MARÇO- 2012
PALMAS-TO
UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
ACADÊMICAS: Adriana Karla e Bruna Meneses
RELATÓRIO – PRIMEIRA AULA PRÁTICA
Relatório solicitado pelo professor Ricardo da disciplina de química geral, com a finalidade parcial de notas.
MARÇO- 2012
PALMAS-TO
RESUMO: Na primeira aula de química aprendemos a calibrar a balança, manusear a pipeta, graduada e volumétrica, material utilizado para medição exata de líquidos. Assim pesamos o béquer três vezes na balança, e também o béquer com água. Assim obtivemos a massa, a média e o desvio padrão.
INTRODUÇÃO: A calibração é um importante procedimento laboratorial que permite estimar o erro de medida da vidraria. Esta metodologia visa verificar a confiabilidade do recipiente de medição de volume, como as pipetas, buretas e balões, fornecidos pelo fabricante. Todo material de vidro volumétrico ou graduado é calibrado pela medida da massa do líquido contido no recipiente, geralmente utiliza-se água destilada ou deionizada e a densidade tabelada na temperatura em que o experimento foi realizado. A tabela 1 apresenta a densidade da água no intervalo de temperatura entre 10 e 29 ºC.
Para se determinar a pesagem de uma vidraria é indispensável à utilização de uma balança analítica, pois dessa forma é possível a obtenção de massas com alta exatidão.
Durante a manipulação de uma balança e na calibração da vidraria algumas PRECAUÇÕES devem ser tomadas para evitar erros nas medições, tais como:
►Ajustar a balança analítica ou semi-analítica (consulte o professor);
►Centralizar o peso do recipiente no prato de forma correta;
►Evitar contato direto com o recipiente para não contaminá-lo com umidade ou gordura da mão; use luvas ou papéis para segurar objetos secos;
►Evitar a formação de bolhas nos recipientes;
►Controlar a velocidade de escoamento da pipeta, bureta durante os ensaios;
►Controlar a Temperatura do laboratório;
►Evitar erro no