quimica geral
Licenciatura em Química
Química Geral
1º Período
Separação de misturas
Nome: Rozana Vieira Fernandes Professora: Maria Alice
Caratinga,2014 INTRODUÇÃO:
Em nosso dia-a-dia, é corriqueiro realizar-se separações de misturas, como por exemplo, ao passarmos o café, observamos que a borra (a parte sólida) é retida no coador, e a parte líquida é que está a parte de interesse, a cafeína. Mas é necessário o conhecimento sobre o que são misturas. Misturas são associações de duas ou várias substâncias diferentes sem necessariamente serem definidas proporções e que também suas moléculas ou íons permaneçam inalterados.Podemos classificar misturas em HOMOGÊNEAS ou em HETEROGÊNEAS.A mistura homogênea tem como principal característica de apresentar uma única fase, como por exemplo, água e álcool. Outro exemplo de mistura homogênea as soluções. A mistura heterogênea que tem como principal característica de possuir mais de uma fase, por exemplo, água e óleo.
TÍTULO: Separação de misturas
OBJETIVO: Separar os componentes de três misturas utilizando técnicas de separação que utilizam métodos físicos e aprender como eles funcionam.
METODOLOGIA:
Experimento A: Separação da mistura de enxofre e sulfato de cobre
Foi colocada uma pequena porção de sulfato de cobre de cor azul e a mistura de cor enxofre de cor amarela em um tubo de ensaio utilizando-se uma espátula, apoiou-se o tubo de ensaio em uma estante. Adiciona-se 4 ml de água destilada com a ajuda de um pipetador e pipeta (foi montado na hora).O sulfato de cobre dissolve-se na água e o enxofre imobilizou.
O liquido azul (sulfato de cobre) foi separado do enxofre. O enxofre ficou retido no filtro de papel, para isso usamos um tripé, um funil de vidro (para