Quimica geral
EQUILÍBRIO QUÍMICO
ALLANY TRAJANO
EMILLY ANDRADE
LÍLIAN RODRIGUÊS
PETROLINA-PE
Fevereiro 2014
INTRODUÇÃO
Os equilíbrios químicos ocorrem em reações reversíveis, que são aquelas que ocorrem tanto no sentido dos reagentes como no sentido dos produtos. A dupla seta indicara uma reação reversível, como mostrado abaixo.
Reação direta
REAGENTES ↔ PRODUTOS Reação inversa
O equilíbrio é dinâmico quando as velocidades dos reagentes (reação direta) e dos produtos (reação inversa) se igualam.
Quando um sistema em reação atinge o equilíbrio químico, ele tende a permanecer dessa maneira indefinidamente, desde que não seja perturbado por fatores externos como a concentração molar dos participantes, pressão e temperatura.
O químico francês Henri Louis Le Chantelier chegou a seguinte conclusão em experimentos: “Quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular essa perturbação, procurando se ajustar a um novo equilíbrio.”
Logo, se há o aumento da concentração de uma substância, desloca o equilíbrio no sentido de consumo dessa substância, e a diminuição da concentração de uma substância, desloca o equilíbrio no sentido de sua formação. O aumento da pressão de um sistema em reação desloca o equilíbrio no sentido de contração do volume, e uma diminuição da pressão desloca o equilíbrio no sentido da expansão do volume. O aumento da temperatura de um sistema em reação desloca o equilíbrio no sentido da reação endodérmica, e a diminuição da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação exotérmica.
OBJETIVO
Observar o deslocamento do equilíbrio químico de reações a partir da concentração dos