quimica geral
Discente:
Disciplina/Semestre: Química Geral II
Docente: Ademirval Sargi
LONDRINA – 2013
RESUMO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO:
Um catalisador é uma substancia que faz variar a velocidade de uma reação química sem que ele próprio sofra uma variação química permanente no processo (BROWN). Os químicos chamam de catálise ao fenômeno do qual participa um catalisador. Na catálise, o aumento da velocidade pode ser explicado pelo fato que o catalisador geralmente diminui a energia de ativação total de uma reação fornecendo um mecanismo completamente diferente para a reação. Com isso que a energia de ativação é um obstáculo para a ocorrência da reação, fica evidente o papel do catalisador de facilita a reação porque diminui a energia de ativação.
Note-se que o catalisador apesar de modificar o mecanismo da reação, não interfere na variação da energia de Gibbs (ΔG) da reação global, dado que a energia de Gibbs é uma função de estado. Assim, uma reação termodinamicamente desfavorável não será aceita pela introdução de um catalisador. Outra característica importante do catalisador é a sua capacidade de formar uma quantidade elevada do produto de reação esperada, limitando ao mínimo os outros produtos da reação. Mesmo que o catalisador não é consumido no decorrer da reação, ele acaba perdendo a sua aplicação, e com isso vai sendo eliminado.
Os catalisadores podem ser encontrados em duas fases: a homogenia e a heterogenia.
Catalise homogenia: Os catalisadores junto com os reagentes formam um sistema homogêneo, ou seja, constituem uma única fase, tem uma grande seletividade, por estarem na mesma fase que os produtos de reação, tornam-se difícil separá-las.
Catálise heterogênea: Os catalisadores junto com os reagentes formam um sistema com várias fases. Nesses processos geralmente o catalisador é sólidos e resistentes a