Quimica expremental
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Relatório da Disciplina Química Geral Experimental
Gases –Lei de Boyle Mariote e da Difusão Gasosa Estudo realizado no laboratório de Química Experimental I
Alunos:
Professora:
Fevereiro
2011
Resumo
O experimento realizado consistiu em determinar através da Lei de Boyle a mudança de pressão e volume que ocorre em amostra de gás a temperatura constante sendo usado o mercúrio. E também através da Lei da difusão Gasosa de Grahm que as moléculas pesadas move-se mais lentamente que as mais leves se ambas estiverem a mesma temperatura, sendo usado hidróxido de amônio (NH4OH) e acido clorídrico (HCl) ambos concentrados.
Objetivos * Verificar experimentalmente a lei de Boyle – Mariote para os gases * Verificar experimentalmente a lei da Difusão Gasosa (Lei de Graham).
Introdução
Relação Pressão-Volume: Lei de Boyle
Robert Boyle, um químico irlandês do século XVII, é atualmente conhecido devido à Lei de Boyle e Edme Mariotte, um físico francês, estudaram independentemente o modo como o volume ocupado por um gás a uma determinada temperatura varia quando a pressão sob o gás varia. Cada um usou um tubo em J no qual uma amostra de gás foi introduzida na extremidade fechada de um manômetro calibrado. A pressão do gás pode ser alterada adicionando mercúrio na extremidade aberta do manômetro, e o volume ocupado pelo gás é medido a cada pressão.
Os resultados de uma serie de medidas de pressão-volume determinadas no hidrogênio à temperatura ambiente foram observadas duas coisas: a primeira é que, quando a pressão (P) no hidrogênio aumenta , seu volume (V) diminui. A segunda é que o aumento da pressão e a diminuição no volume ocorrem de tal modo que o produto da pressão e volume permanece constante. Boyle e Mariotte observaram comportamentos semelhantes com muitos gases. Seus resultados podem