Quimica Analitica
Através da técnica de Volumetria de Neutralização, calcular a capacidade máxima de neutralização de íons CO2-3, fazendo-o reagir em excesso de ácido clorídrico, calculando assim a quantidade de HCl que o calcário é capaz de neutralizar, expressando assim o seu poder de neutralização.
Materiais
- 2 béquer de 250 ml
- 2 balões volumétricos
- 2 erlenmeyer de 250 ml
- vidro de relógio
- aquecedor de placas
- bureta de 25 ml
Reagentes
- Ácido clorídrico (HCl)
- Hidróxido de sódio (NaOH)
- Indicador Fenolftaleína
- Calcário (CaCO3)
Métodos
- Pesou-se 1,0 g de calcário (CaCO3) em um béquer de 250 ml e adicionou-se junto ao calcário 50 ml de solução de ácido clorídrico (HCl) com concentração de 0,5 mol/l.
- Cobriu-se o béquer com vidro de relógio e levou-se para ferver no aquecedor de placas entro da capela por 5 minutos.
- Transferiu-se a suspensão para o balão de 250 ml e completou-se o volume com água destilada e deixou-se decantar.
- Para realizar a titulação, transferiu-se uma alíquota de 50 ml do balão volumétrico para o erlenmeyer de 250 ml e acrescentou-se junto a solução 50 ml de água destilada e 5 gotas do indicador Fenolftaleína a 0,5% para demonstrar o momento da neutralização das soluções, sendo a solução um sal de caráter básico, seu ponto de viragem ou ponto de equivalência encontra-se com o ph na faixa de 8 a 10. A solução de HCl será o analito ou titulado.
- Completou-se o volume da bureta de 25 ml com a solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) com concentração de 0,1 mol/l para ser o agente titulante.
- Iniciou-se o gotejamento da solução de NaOH sobre o Erlenmeyer contendo a solução de HCl junto com a fenolftaleína agitando-se a cada gota até o volume do 12,5 ml, onde notou-se uma coloração rosada na solução presente no Erlenmeyer.
- Realizou-se todo o procedimento em duplicata, na segunda vez obtendo-se o volume gasto de 12,7 ml do titulante NaOH.
Resultados
- Dissolveu-se 1,0g de CaCO3 em 50 ml de HCl:
Concentração de CaCO3:
Número de