Quimica Analitica
Matérias e Métodos
Matérias utilizadas para analises e descrição de perfil de solo:
Enxadão
Pá
Martelo
Sacos plásticos
Faca
Régua
Manual de descrição e coleta de solo no campo
Carta de Mansell
Para amostragem e descrição morfológica, abriu-se uma trincheira nas Parcelas, com dimensão de 1,30m de profundidade. Para caracterização física e química coletaram-se amostras ao longo de todos os horizontes pedogenéticos identificados, acondicionando-as em sacos plásticos. Logo após a coleta, uma fração de pequena de amostra de cada horizonte foi encaminhada para a determinação de cor, umidade, textura, estrutura e consistência.
Cor
É uma das feições mais notadas, por ser de fácil visualização. As várias tonalidades são muito úteis à identificação e delimitação dos horizontes e ressaltam condições de extrema importância.
A cor deve ser descrita por comparação a uma escala padronizada. A mais usada é a “Tabela Munsell”, que consiste em mais ou menos 170 retângulos com colorações diversas, arranjadas num livro de folhas destacáveis. A anotação da cor é feita comparando-se um fragmento ou torrão de um determinado horizonte com esses retângulos. Assim, anotam-se os três elementos básicos que compõem uma cor.
MATIZ: cor pura, ex: vermelho, amarelo. VALOR: medida do grau de claridade da luz ou tons de cinza presentes (entre branco e preto), variando de 0 (para o preto absoluto) a 10 (para o branco puro). CROMA: proporção da mistura da cor fundamental com a tonalidade de cinza, também variando de 0 a 10.
Textura
Conjunto de partículas individuais, embora interligadas, que apresentam tamanhos variados: algumas são suficientemente grandes para observação a olho nu
(areia), outras podem ser vistas com lentes de bolso (silte) e outras só podem ser observadas com auxílio de microscópios (argilas).
Na verificação da textura da amostra se obtém dois resultados plásticos ou não plásticos. Molha-se um parte pequena de