Quimica analitica
Titulação de precipitação
Resumo
As titulações de precipitação são métodos analíticos muito antigos e podem ser limitadas uma vez que muitas reações de precipitação não obedecem a requerimentos como a velocidade da reação ou a visualização do ponto final. Na prática foi feita a padronização da solução de nitrato de prata para obtenção do teor de cloreto de sódio na amostra. O resultado obtido foi de 64,70% de NaCl e a média das concentrações molares das titulações de padronização foi de 0,0390 mol/L. O fator de correção foi 0,78.
Introdução
Quando se trata de haletos como cloreto, brometo e iodo, o método comumente utilizado é o “método de Mohr”. Nele, a solução padrão de nitrato de prata é empregado como titulante e a solução de cromato de potássio como indicador.
Esse foi o método utilizado devido ao baixo custo e precisão em seus resultados quando o mesmo é realizado de forma correta. É bastante tradicional permitindo que se alcance os resultados esperados nos trabalhos em que é empregado.
No presente trabalho este método foi utilizado para padronização da solução de nitrato de prata, e posteriormente para obter-se o teor de cloreto de sódio de uma amostra.
Materiais e métodos
A prática teve como princípio básico as seguintes reações químicas:
NaCl(aq) + AgNO3(aq) AgCl(s) + NaNO3(aq)
2AgNO3(aq) + K2CrO4(aq) Ag2CrO4(s) + 2KNO3(aq)
Metodologia da padronização da solução de nitrato de prata (AgNO3)
Foi adicionado em um erlenmeyer 20,0 mL da água, 1,00 mL do indicador cromato de potássio (KCrO4) que possui coloração amarelada, e aproximadamente 0,0290 gramas de cloreto de sódio (NaCl) de padronização em balança analítica. Adicionou-se o nitrato de prata cuja concentração molar inicial era 0,0500 mol/L em uma bureta de 25,0 mL após se fazer ambiente. Fez-se então a titulação e a marca de seu término foi a mudança de coloração da amostra titulada de amarelada para alaranjada devido a