Quimica Analitica
Determinar o percentual de Ácido Acetil Salicílico presente no AAS.
Fundamentação Teórica
A volumetria consiste na medição de volumes de duas soluções que reagem uma com a outra, sendo uma solução de concentração conhecida e a outra contendo a substancia a ser dosada. A primeira é adicionada, em geral, gradualmente a solução da substância a dosear até que se atinja a quantidade estequiométrica. O processo de medição dos volumes é designado por titulação.
A volumetria de neutralização abrange a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina (alcalimetria) e titulação de espécies químicas básicas com uma solução padrão ácida (acidimetria). O ponto final é estabelecido por um indicador químico (indicador ácido-base) ou um método instrumental. A solução padrão sempre será um ácido forte ou uma base forte, assim, o ponto final é mais nítido.
A escolha do indicador é importante para que a verificação da maneira como o Ph varia nas imediações do ponto de equivalência (PE), pois cada indicador possui um intervalo de valoers de pH que ocorre variações da coloração (zona de transição).
O ácido acetilsalicílico (C8O2H7COOH) é o analgésico mais utilizado em todo o mundo.
Nesse experimento, o teor de acido acetilsalicílico num comprimido é determinado através de sua titulação com uma solução padronizada de hidróxido de sódio, sendo que a reação de neutralização é:
C8O2H7COOH + NaOH → C8O2H7COONa + H2O
Materiais e Métodos
Erlenmeyer
Bureta
Suporte universal
Bastão de vidro
Balança analítica
Vidro relógio
NaOH
Água
Álcool 70%
AAS 100 mg fenolftaleína Bequer
Proveta
Procedimentos
Pesar o comprimido
Anotar as informações do rótulo do medicamento
Triturar o comprimido AAS
Pegar uma alíquota e pesar (100mg)
Transferir para o erlenmeyer e agitar suavemente até dissolver
Adicionar uma mistura entre água e álcool 70% ¾:1
Adicionar 2 gotas de fenolftaleína
Ambientar a bureta com NaOH, completá-la e aferir