Questões éticas em dados abertos e lei de acesso à informação
Rafael José de Alencar Almeida. Dados Abertos Governamentais: uma nova perspectiva democrática na era da internet. Obtido em 10/06/2012: http://jus.com.br/revista/texto/21196/dados-abertos-governamentais-uma-nova-perspectiva-democratica-na-era-da-internet#ixzz1xONTNMpW Controladoria Geral da União. Sumário Executivo: Pesquisa diagnóstico sobre valores, conhecimento e cultura de acesso à informação pública do poder executivo federal brasileiro. Coordenação: Prof. Robero DaMatta. Dezembro/2011.
Controladoria Geral da União. Cartilha: Acesso à informação Pública: Controladoria-Geral da União – Uma introdução à Lei nº 12.527. 18 de novembro de 2011.
Questões éticas em dados abertos e lei de acesso à informação
Kalina Ramos Porto e Fábio John
Professor Orientador: Hugo César Hoeschl
O acesso do público a informação esta acontecendo devido a diversos movimentos internacionais entre eles a disponibilização de dados não processados, ou seja, brutos, e dados do qual a sociedade solicite (disponibilização passiva), e esse acesso permita uma efetiva transparência entre o governo e sociedade, assim como vem acontecendo em nosso País, desde 2004, onde os Portais de Transparência vem apresentando dados orçamentários, porém desorganizada e descoordenadamente, para a sociedade, que com muita dificuldade, consiga fazer seu devido acompanhamento. Neste sentido, vimos que estamos longe de sermos um modelo aceitável no que tange a transparência, pois aspectos da cultura de nosso País, no mostra que os ritmos desta prática estão vagarosamente melhorando.
Esses dois tipos de informações, servem para poder efetuar o cruzamento das mesmas para poderem fiscalizar as ações governamentais, mas além disto, é necessário que essas informações venham sem restrições de uso, sendo assim analisadas pela sociedade sem manipulação, seguindo um grupo de oito princípios de informações abertas, destacados por um grupo de trabalho