Questões: o príncipe, de nicolau maquiavel.
1 – Interpretação do primeiro paragrafo.
É perceptível que Maquiavel vale-se de um novo modelo para pensar as formas do governo e deixa claro desde o primeiro paragrafo. Abandonando o modelo aristotélico onde o referencial era o número de governantes, formado pela Democracia (o governo de muitos), Aristocracia (o governo de poucos) e Monarquia (o governo de um só). Uni a Democracia com a Aristocracia em uma só forma chamada de Republica, entendendo que o diferencial essencial está entre ser o governo de um só e o governo de um corpo coletivo. Dando-nos um modelo formado pela Republica e Monarquia, ambas bem distintas uma da outra, o qual se adequava a sua realidade.
2 – Disponha sobre Principado e Republica.
Originalmente Principado é a forma de governo onde o poder esta centralizado na mão de um só homem, no caso um príncipe. O Principado representa a forma de governos dos estados modernos, pode ser hereditário ou novo. Republica refere-se a forma de governo onde o poder é formado por assembleia ou corpo coletivo, usado na antiguidade ou a pequenos estado modernos. Mas essa realidade não é mais observável hoje, podemos analisar o de Monarquia Parlamentar, o poder não esta mais centralizado na mão de um só homem. Existe um regime de separação dos poderes.
3 – Qual é a finalidade do livro. A finalidade deste livro é fazer um guia para a unificação da Itália. Percebe os riscos de a Itália depender de milícias mercenárias por não possuir um exercito nacional, por exemplo, não só esta deficiência como outras expostas em seu livro. O autor vê a necessidade de uma nação unificada e forte. Acredito também que este escrito expressa a ânsia de Maquiavel de participar desse processo, já que por muito tempo esteve ativo em cargo politico no seu estado e agora sofre o com o