Questões sobre o SUS
(referente à disciplina Políticas e Organização dos Serviços de Saúde)
1- A situação de saúde dos brasileiros durante os anos iniciais da primeira república, período também conhecidos como República Velha (1889-1930), esteve marcada por diversas epidemias de doenças infectocontagiosas, como a varíola, malária e febre amarela. Sobre este período, assinale a alternativa incorreta: a-) A falta de saneamento básico e de planejamento urbano, assim como as condições precárias de moradia e de higiene são fatores relevantes quando se considera a situação de saúde neste período. b-) A falta de organização da assistência à saúde na época implicava em questões econômicas, uma vez que o medo de infestação nas principais cidades portuárias da época prejudicava o trânsito de navios com importações e exportações de produtos. c-) A Revolta da Vacina foi um importante evento desta época e se refere à revolta popular contra a vacinação compulsória de febre amarela, na cidade do Rio de Janeiro. O desconhecimento da população em relação à vacina e o uso da força policial nas comunidades foram um estopim para as manifestações. d-) A criação da Diretoria Geral de Saúde Pública (DGSP) em 1897 foi um legado da República Velha. Oswaldo Cruz, médico sanitarista, foi um importante ator na organização de políticas públicas de saúde e no estabelecimento das atividades e competências da DGSP. e-) O modelo de assistência à saúde da época ficou conhecido como sanistarista-campanhista.
2- O ano de 2014 foi marcado pelos 50 anos do golpe que instaurou a Ditadura Militar no país. Durante a ditadura, a saúde no país foi caracterizada por um modelo centrado no hospital e focado na assistência curativa. Sobre este período assinale verdadeiro ou falso nas afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:
I. ( ) Na década de 70, empresários do ramo médico foram beneficiados por meio de empréstimos do governo a juros menores que a