Questões sobre o livro As cores das infâmia
IBILCE – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
Departamento de Estudos Linguísticos e Literários
Disciplina: Teoria da Narrativa
Docente Responsável: Profa. Dra. Flávia Nascimento
Discente: Bárbara Soares Marques
Trabalho para avaliação de conhecimentos:
As cores da infâmia, de Albert Cossery.
1) O livro “As cores da infâmia” possui a seguinte história: Ossama, um ladrão que emergiu da classe baixa da sociedade onde vive, encontra uma carta após um dos golpes que aplica em um sujeito da classe alta. Esta carta revela um crime cometido pelo sujeito, chamado Suleyman. Ossama sente-se motivado a tomar alguma atitude diante do objeto que adquire, buscando conselhos com seu mestre na arte dos roubos, Nimr. Isto o leva a ter conversas de conteúdo filosófico com o ex-repórter Karamallah, que o ajuda a arquitetar um plano para atrair o verdadeiro dono da carta para poderem então se divertir através de chantagens.
A intriga se desenvolve através da concatenação de elementos narrativos que o autor insere ao longo do livro. Primeiro o espaço onde a história se passa é descrito, junto das pessoas que existem nele. Depois somos apresentados ao protagonista e ao modo como ele opera durante seus roubos. É neste ponto então, que o conflito é inserido: Ossama comete um roubo e descobre a carta que desperta seu interesse nos acontecimentos relacionados ao homem assaltado. O protagonista começa a buscar um meio de se aproveitar de seu achado, e aos poucos são revelados os fatos do seu passado como o motivo que o levou a se tornar um ladino e como seu pai ficou cego.
Então o narrador insere a personagem Nimr, mestre de Ossama. Ambos conversam até chegarem à conclusão de que seria útil visitar o ex-repórter e ex-escritor Karamallah, que possui conhecimento e experiência relacionados a pessoas como Suleyman, o dono da carta. Karamallah e seu passado são inseridos, como seu atual estado como