O perfil e os conceitos na Administração
Disciplina: Teoria da Administração I (TGA-I)
Professor: Breynner R. Oliveira
Aluno: João de Sousa Cabral Junior
O perfil e os conceitos na Administração
Para uma breve elucidação a respeito da arte de administrar, devemos ter claro que ao longo da história o homem procurou dar respostas aos problemas ou situações práticas do seu dia-a-dia. De tal forma que organizou-se em grupos, compartilhando desafios e objetivos comuns, tendo em vista a superação destes desafios e buscando alcançar os objetivos. Passando pela Idade Antiga, a exemplo dos povos da Suméria (5000 a.C.), Egípcios e Chineses, cada um a seu tempo e a seu modo, buscou elementos que os ajudassem quer seja na resolução de questões praticas, quer seja na organização da administração publica.
Já na Idade Média, fortemente marcada pela presença e influencia da Igreja Católica Romana na vida das pessoas e organizações vigentes, a ponto de se dizer que a Igreja pode ser considerada a organização mais formal eficiente da civilização ocidental (GOMES, Lucinda Pimentel - Texto publicado no informativo mensal do CRA/CE, CRA em Ação, Ano 1 N° 07 Agosto/Setembro de 2005). Alem dos líderes da Igreja Católica, também outros grupos como os Otomanos, na administração de seus feudos; os “fiscalistas ou caramelistas” eram professores e administradores públicos; os mercantilistas ou fisiocratas franceses com a valorização da riqueza física e do Estado; as Organizações Militares, muito se destacaram neste período influenciando na evolução histórica da Administração.
Ao final do período Medieval, onde encontramos os europeus com as Grandes Navegações, chegando à Africa, à Ásia e à América. Uma nova configuração de mundo vai se apresentando, entramos assim em uma nova fase na história, a Idade Moderna. É justamente nesta época, sobretudo a partir da Revolução Industrial, (com a invenção da máquina a vapor, em 1776 por James Watt, na Inglaterra) que se dará o