Questões sobre cultura (franz boas, roque laraia)
Franz Boas era um crítico do determinismo biológico e geográfico, dizendo que os fenômenos culturais eram dados pela interação entre o indivíduo e a sociedade, não havendo relação com as condições geográficas. Boas também criticava o Evolucionismo Cultural, afirmando que os fenômenos culturais similares podem originar-se de caminhos diversos em cada cultura, tendo significado diferente em cada uma. Segundo Boas, cada cultura possui sua própria história. Ainda segundo ele, todas as culturas são dinâmicas, sofrendo mudanças ao longo do tempo. Relativismo cultural é a teoria cunhada por Boas a qual afirma que os sistemas morais e éticos são todos igualmente válidos, mesmo sendo diferentes entres as culturas. Segundo o conceito de relativismo cultural, o sistema ético e moral de uma cultural nunca é 'melhor' ou 'pior' que o de outra cultura, ou seja, nenhum pode ser analisado como 'certo' ou 'errado'.
questão B - Analise a visão da cultura desenvolvida por Alfred Kroeber. Desenvolva algum dos exemplos citados no texto de Roque Laraia que ilustram tal visão.
Para Kroeber, a cultura determina o comportamento do homem, fazendo com que ele se afaste de suas raízes orgânicas, dando ao ser-humano a capacidade de vencer as barreiras orgânicas e se afastar de seus instintos. A cultura segundo Kroeber é forma de o homem adaptar-se a diferentes ambientes ecológicos, transformando toda a Terra em um potencial habitat. Para tal, ele modifica seu equipamento superorgânico, ao invés de alterar suas características orgânicas evolutivamente, como ocorre nos outros seres vivos, perdendo assim as características anteriores da espécie. Laraia prova este ponto, dentre outros exemplos, utilizando o do esquimó e do urso polar. Um urso polar não conseguiria sobreviver em outro ambiente a não ser o gelo ao qual está adaptado, devido ao seu aparato
corporal específico para