Questões sobre ciências sociais
1. O que aconteceu com os grupos sociais que eram objetivos de estudo da antropologia que justificava a afirmação e que ela “está perdendo seu objetivo”?
R: Houve uma fragmentação e a perda de universalismo das chamadas escolas teóricas (conjuntos organizados de conceitos, originários de diferentes tradições intelectuais) pois a antropologia sempre trabalho com a lógica do distanciamento entre pesquisador e pesquisado, entre civilização e cultura e entre tempo e espaço, porem com a crescente internacionalização do capitalismo ocorreu um encurtamento das distâncias e o intercambiamento de conceitos e princípios.
2. Qual o novo modelo explicativo da antropologia e quais seus principais pressupostos?
R: Surge um novo paradigma denominado hermenêutico, onde há uma reação ao idealismo iluminista, abandonando as inspirações naturais das ciências humanas.Cria-se uma teoria geral da compreensão com princípios gerais de toda e qualquer compreensão e interpretação de manifestações linguísticas verbais e não verbais
3. Qual a contradição básica entre a existência de uma sociedade de massa e a organização de movimentos minoritários?
R: Atualmente a maioria deixou de significar a quantidade e passou a serem os princípios de força política tornado majoritária a vontade da elite e dos governos institucionais. Um exemplo claro são os movimentos feministas, pois se levando em consideração que as mulheres são mais de 50% da população e contraditório no sentido quantitativo dizermos que elas são a minoria, mais no sentido político os movimentos feministas realmente são a minoria diante das forças políticas em ação.
4. Qual o caráter político da ideia de minoria?
R: São grupos sociais que estão em inferioridade numérica ou em subordinação socioeconômica.
6. O que são os “casos desviantes” nas análises estatísticas?
R: Os casos desviantes são as anormalidades na sintaxe da estatística, pelo fato de análise apenas uma amostra