CIÊNCIA, TÉCNICA E ARTE: DESAFIO DA PESQUISA.
CIÊNCIA, TÉCNICA E ARTE: DESAFIO DA PESQUISA.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis – RJ: Vozes, 1994.
Minayo é graduada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Ciências Sociais pela State University of New York, possui mestrado em Antropologia também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é pesquisadora dessa fundação e editora científica da revista Ciência & Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Já Lançou vários livros que trazem como tema a questão da saúde pública, como por exemplo, “Violência e Saúde”, entre outros.
O trecho do livro “Pesquisa Social” que foi analisado cujo capítulo recebe o título de “Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social” procura estabelecer uma relação entre esses termos, para isso divide-o em quatro pontos. A partir das subdivisões que á faz, estabelece conceitos que tratam da cientificidade da pesquisa social, comparando-a com a ciência, aponta os conceitos de metodologia de pesquisa, caracteriza a pesquisa qualitativa e indica os passos para a elaboração de uma pesquisa científica a partir do passo -á –passo do ciclo de pesquisa.
A autora do texto apresenta uma linguagem complexa idealista, mas realista com ideias baseadas no positivismo e nos revela que o homem sempre esteve em busca de conhecimento, principalmente sobre a existência do mundo e a própria. A autora afirma que o homem sempre se preocupou com o conhecimento da realidade e a ciência seria mais um dos instrumentos nessa procura. De modo que a busca por explicações acerca do conhecimento da realidade e organização social podem ser utilizados como mecanismos de poder, controle e reprodução através da ciência, que é, portanto uma forma de expressar a busca não exclusiva, não