QUESTÕES SOBRE ARTRÓPODES
1. DESCREVA DE MANEIRA DETALHADA A MORFOLOGIA DOS SEGUINTES ARTRÓPODES: ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS E INSETOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS ADAPTAÇÕES E FUNÇÕES DE SEUS APÊNDICES MÓVEIS.
ARACNÍDEOS: Eles tem o cefalotorax unido ao abdome por um pedículo. Na região anterior do cefalotórax, tem oito olhos simples e alguns apêndices articulados. As quelíceras são estruturas adaptadas para a captura do alimento, e apresentam a extremidade em forma de garra, dotada de um orifício em que se abre a glândula do veneno. Outro par de apêndices são pedipalpos, que servem para triturar alimentos e, nos machos, para a deposito dos espermatozoides.
No corpo das aranhas, as patas articuladas são quatro pares, e não apresentam antenas.
CRUSTÁCEOS: tem uma rígida estrutura, não articulada, ou seja, tem a fusão da cabeça e tórax. Na região da cabeça apresentam um par de olhos “pendurados” e móveis, e dois pares de antenas cujo são receptores de estímulos do meio ambiente. Apresentam também um par de mandíbulas para mastigação e dois pares de maxilas. Na região torácica encontramos cinco pares de apêndices (pernas torácicas), denominados periópodos, são usados para andar sobre o fundo. É formado por diversos segmentos distintos e articulados. Seus apêndices (pernas abdominais) são chamados de pleópodos, ajudam na respiração e carregam os ovos das fêmeas. Os últimos segmentos são estruturas achatadas; os dois laterais são denominados urópodos e o central, telso. Em conjunto eles formam um remo para natação.
INSETOS: Ele se divide em três partes: cabeça, tórax e abdome, que estão unidos entre si, sendo que os órgãos internos (sistema digestivo e nervoso), se estende de um extremo ao outro do corpo. Cabeça é onde estão localizados o aparelho bucal e as antenas, que são apêndices formados por vários segmentos, onde estão situadas as funções sensoriais do tato e do olfato e, os olhos. Tórax formado por três segmentos: o protórax, o mesotórax e o metatórax, cada um com um