Questões referentes à aula do dia 14
A primeira vista, uma aplicação da psicologia à pedagogia. Aurélio “aplicação da psicologia experimental à pedagogia”. Mas, é claro entre diversos autores o caráter interdisciplinar da psicopedagogia , e resumir a mesma à síntese de aplicação da psicologia à psicopedagogia não corrobora com o caráter interdisciplinar.
Historicamente, a psicopedagogia surgiu na fronteira entre a pedagogia e a psicologia, a partir das necessidades de atendimento de crianças com “distúrbios de aprendizagem”, consideradas inaptas dentro do sistema educacional convencional(..). No momento atual, o campo da psicopedagogia passa por uma processo de transformação. De uma perspectiva puramente clínica e individual busca-se uma compreensão mais integradora do fenômeno aprendizagem e uma atuação de natureza mais preventiva.
2. Qual é o objeto de estudo da Psicopedagogia?
O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência do meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento. Há um certo consenso quanto ao fato de que ela deve ocupar-se em estudar a aprendizagem humana.
3. Qual é o campo de atuação da Psicopedagogia?
O campo de atuação do psicopedagogo refere-se não só ao espaço físico onde se dá o trabalho, mas também e em especial ao espaço epistemológico que lhe cabe, ou seja, ao lugar do campo de tividade e ao modo de abordar o seu objeto de estudo.
Pode apresentar caráter preventivo, assistencial, ambulatorial, entre outros, e segundo Macedo (1990), pode ocupar-se das seguintes atividades: Orientações de estudos; Apropriação dos conteúdos escolres; Desenvolvimento de racionínio; Atendimento de crianças. Historiamente, a psicopedagogia nasceu para atender a patologia da aprendizagem, mas ela se tem voltado cada vez mais para uma ação preventiva, acreditando que muitas dificuldades de aprendizagem se devem