Questões - governança corporativa
O conceito de Governança corporativa aplica-se a qualquer tipo de organização, na busca de modelos transparentes de gestão..
Entretanto, dadas as características intrínsecas de diferentes estruturas de capital e societária, os mecanismos de incentivo e monitoramento diferem muito considerando-se as organizações com e sem fins lucrativos Associado ao tema da Governança Corporativa surge a questão da Social Corporativa.
O Business Social Responsible Institute (BSR, 2001), sustenta que o conceito de empresa socialmente responsável se aplicará àquela que atue no ambiente de negócios de forma que atinja ou exceda as expectativas éticas, legais e comerciais do ambiente social na qual a empresa se insere.
Com certeza todos já ouviram falar em Governança Corporativa por aí. Mas você sabe exatamente o que isto significa? Quais as vantagens para uma empresa? Acompanhe o texto abaixo e informe-se melhor sobre este tema tão importante e tão atual no mundo corporativo.
O que é?
Existem muitas definições para o termo Governança Corporativa, mas nada melhor do que buscar a definição de um órgão especializado no assunto, certo? Assim, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define a Governança Corporativa como:
“Um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.
Objetivos
Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.