Questões financeiras
1- Primeiramente acredito que sempre existam oportunidades de redução de custos nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grandes portes.
A primeira análise que eu faria seria uma separação dos custos e despesas fixas, variáveis e semi-variáveis.
Se os custos variáveis estiverem impactando de forma importante o aumento dos custos totais, significa que os volumes de produção e vendas da empresa estão em expansão, o que é positivo.
Entretanto, se os custos fixos tiverem uma participação maior, temos uma ótima oportunidade de aumento na lucratividade, desde que não tenha influência negativa na riqueza das empresas.
Muitos executivos acham que reduzindo a qualidade de mão de obra, dos materiais ou serviços, solucionam os problemas de aumento de suas margens de contribuição.
Essa medida funciona no curto prazo, contudo, no decorrer do tempo, estas empresas perdem mercado para a concorrência atenta, já que a qualidade dos seus produtos (atendimento ao cliente) torna-se inferior mediante a manutenção dos preços.
Sou favorável a formação de um grupo de trabalho na empresa para avaliação de todas as contas de despesas e custos fixos do fluxo de caixa, sempre visando ao aumento do retorno sobre investimentos sem perder a identidade do negócio.
2- Indicadores de desempenho normalmente fazem parte do planejamento estratégico e “Balance Scorecard’s” nas empresas. No caso proposto, vou considerar que os indicadores sejam a parte final de um mapa estratégico onde já foram definidas e objetivadas todas as perspectivas, ou seja, financeira, do cliente, processos internos e aprendizado-crescimento.
- Crédito – Evolução dos índices de inadimplência e recuperação de crédito.
- Atendimento ao cliente – Pesquisas de satisfação e fidelização dos clientes.
- Sistemas – Capacidade de auditorias e otimização no atendimento aos clientes internos e externos.
3- Existem algumas dúvidas com relação a essa questão. Se o