questões de pato todas as provas
1) Defina e exemplifique de:
a) Hiperplasia: aumento do número de células de um órgão ou tecido.
Hiperplasia fisiológica hormonal: proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gravidez.
Hiperplasia fisiológica compensatória: proliferação de células hepáticas residuais em regeneração. Hiperplasia patológica hormonal: proliferação endometrial devido ao excesso de estrogênio.
b) Hipertrofia: aumento do tamanho das células.
Hipertrofia fisiológica: hipertrofia muscular
Hipertrofia patológica: hipertrofia da tireóide no hipertiroidismo.
d) Atrofia: redução do tamanho da célula devido à perda de substância celular.
Atrofia fisiológica: atrofia da notocorda, atrofia do ducto tiroglosso
Atrofia patológica: atrofia por desuso, atrofia por pressão, atrofia por desnervação, atrofia por isquemia, atrofia por desnutrição, atrofia senil, atrofia por perda da estimulação endócrina.
e) Metaplasia: alteração reversível na qual um tipo de célula adulta (epitelial ou mesenquimal) é substituída por outro tipo de célula adulta. Metaplasia da traquéia e dos brônquios de pacientes fumantes (epitélio colunar ciliado é substituído por epitélio escamoso estratificado).
2) Diferencie Necrose de Apoptose.
Necrose: invariavelmente patológico, com inflamação adjacente, há aumento do tamanho da célula, a membrana plasmática é danificada, o conteúdo celular sofre digestão enzimática, o núcleo sofre picnose (encolhimento), cariorréxis (fragmentação) seguida de cariólise (redução da basofilia).
Apoptose: geralmente fisiológico, sem inflamação adjacente, há redução do tamanho da célula, a membrana plasmática não é danificada, o conteúdo celular permanece intacto, o núcleo sofre fragmentação.
3) Defina e exemplifique: a) Necrose de coagulação: com preservação da arquitetura geral do tecido. Infarto do miocárido.
b) Necrose de liquenificação: sem preservação da arquitetura geral do tecido. Trombose no sistema nervoso