Questões de filosofia do direito Questões do capitulo 1
• A palavra razão tem os significados de motivo, certeza, lucidez, causa: por isso está voltada para a verdade e realidade objetiva, por considerar que a realidade pode ser explicada racionalmente por ser racional.
Razões e razão:
Frase de Pascal: “O coração tem razões que a razão desconhece.”
Razões: vícios, paixões, emoções. Razão: consciência moral.
Razão como progresso, ordem do que a ciência estuda e nós pensamos.
• Razões: são os motivos do coração, nome que damos às emoções e paixões.
• Razão: é o nome que damos à consciência intelectual e moral. A razão, como consciência moral, é a vontade racional livre que não se deixa dominar pelos impulsos passionais, mas realiza as ações morais como atos corretos, ditados pela inteligência ou intelecto.
Razões – Ao dizer que o coração tem suas próprias razões, Pascal está afirmando que as emoções, os sentimentos ou as paixões são motivo e causa de muito de que fazemos, dizemos, queremos e pensamos .
Em nossa vida cotidiana usamos a palavra razão em muitos sentidos. Dizemos, por exemplo, “eu estou com a razão”, ou “ele não tem razão”, para significar que nos sentimos seguros de alguma coisa ou que sabemos com certeza alguma coisa. Também dizemos que, num momento de fúria ou de desespero, “alguém perde a razão”, como se a razão fosse alguma coisa que se pode ter ou não ter, possuir e perder, ou recuperar, como na frase: “Agora ela está lúcida, recuperou a razão”.
Falamos também frases como: “Se você me disser suas razões, sou capaz de fazer o que você me pede”, querendo dizer com isso que queremos ouvir os motivos que alguém tem para querer ou fazer alguma coisa. Fazemos perguntas como: “Qual a razão disso?”, querendo saber qual a causa de alguma coisa e, nesse