Questões de farmacologia
Farmacodinâmica: É o estudo das interações entre as substâncias e os tecidos vivos e serve como base do tratamento medicamentoso engloba a ação e o efeito do medicamento.
Farmacocinética: A farmacocinética estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo, desde a sua administração até a sua eliminação. Pode ser definida, de forma mais exata, como o estudo quantitativo dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação dos fármacos ou dos seus metabólitos. 2. Conceitue Biodisponibilidade:
A velocidade e extensão com que uma substância é absorvida a partir de uma forma farmacêutica e se torna disponível no local de ação. E, dado que a quantidade de substância ativa que existe na circulação sanguínea está em equilíbrio com a que existe no local de ação
3. Conceitue Meia Vida:
A meia-vida (T1/2) é o tempo necessário para que a concentração plasmática de determinado fármaco seja reduzida pela metade.
4. Cite 5 fatores que podem modificar a dosagem e o efeito da droga no organismo:
Idade, sexo, condições do paciente, temperatura, Fatores genéticos. 5. Diferencie uma droga agonista de outra antagonista:
Agonista: Possui afinidade celular especifica produzindo ação farmacológica.
Antagonista: é uma droga que impede uma resposta. 6. Quais os tipos de antagonismos existentes? Explique cada um deles:
Antagonismo Químico: duas substâncias se combinam, de modo que o efeito da droga é perdido.
Antagonismo Farmacocinético: o antagonista diminui a concentração da substância ativa em seu local de ação.
Antagonismo fisiológico: interação de 2 substâncias cujas ações opostas no organismo tendem a anular uma a outra.
Antagonismo não competitivo: Transducional - o antagonista bloqueia em algum ponto a cadeia de eventos que leva a produção de uma resposta pelo agonista
Alostérico – o antagonista ocupa um sítio do receptor mudando sua conformação impedindo a ligação do