questões de evolução
As questões e gabarito a seguir foram retirados do livro "Evolução" do Mark Ridley, 3 a Edição.
Capítulo 4.
Texto introdutório:
"O excesso de fecundidade e a conseqüente competição pela sobrevivência em cada espécie fornecem as pré-condições para que ocorra o processo que Darwin chamou de seleção natural. A seleção natural é mais fácil de ser abstratamente compreendida como um argumento lógico, que leva das premissas a uma conclusão. O argumento, na sua forma mais geral, requer 4 condições:
1.
Reprodução. As entidades devem se reproduzir para formarem uma nova geração. 2.
Hereditariedade. A progênie deve tender a lembrar os seus progenitores: grosseiramente falando, "similar deve produzir similar".
3.
Variação entre caracteres individuais entre os membros da população. Se estivermos estudando a seleção natural sobre o tamanho corporal, então diferentes indivíduos na população devem ter diferentes tamanhos corporais.
4.
Variação da aptidão do organismo de acordo com seu estado quanto a um caráter ser herdável. Na teoria evolutiva, a aptidão é um termo técnico, que significa um número médio de descendentes diretos deixados por um indivíduo em relação ao número de descendentes diretos deixado por um membro médio da população. Portanto, essa condição significa que um indivíduo da população com alguns caracteres deve ter uma maior probabilidade de reproduzir-se (i.e, ter uma maior aptidão) do que outros. (O significado evolutivo do termo aptidão difere do seu significado atlético.)
Se essas condições existirem para qualquer propriedade de uma espécie, automaticamente haverá seleção natural. E se qualquer uma delas não existir, não haverá seleção natural. Assim, entidades como planetas, que não se reproduzem, não podem evoluir por seleção natural. Entidades que se reproduzem, mas nas quais os caracteres parentais não são herdados pelos descendentes, também não podem evoluir por seleção