Questões de Economia
A acumulação de riquezas de uma nação para os mercantilistas era adquirindo metais de grande importância, o governo de um país era considerado mais forte e poderoso quanto maior fosse o seu estoque de metais preciosos. Já para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza.
2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
Adam Smith. O liberalismo especifica que deveria haver total liberdade nas decisões econômicas de uma nação independente da ação do estado. A produtividade decorre da tendência inata da troca estimulada pela ampliação dos mercados. A proteção da sociedade em livre concorrência e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico.
3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
As vantagens comparativas referem-se à análise do porque as negociações das nações se são para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados. O autor dessa teoria foi David Ricardo.
4. Qual principal diferença a entre a lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva?
A principal diferença entre a lei de keynesiano é a inversa do sentido de lei de Say onde se destaca o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível.
5. Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionistas.
Os monetaristas de maneira geral privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do estado. Diferente os fiscalistas recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuando o grau de intervenção do estado. Já os pós-kenesyanos defendem o papel ativo que o estado tem na condução da atividade econômica. Os marxistas desenvolvem a teoria do valor-trabalho onde analisa aspectos da economia com seu referencial teórico. Já os institucionalistas desenvolvem criticas ao alto grau de abstração da teoria