Questões de biologia
A equação total da fotossíntese é uma reação de oxi-redução, onde a água doa elétrons para a redução do CO2 até carboidrato.
Como os compostos reagentes estão em grandes quantidades na natureza e a rubisco é a enzima mais abundante do Planeta, a captação da energia solar pelos organismos fotossintetizadores e subsequente conversão em energia química, torna-se a fonte mais abundante e fundamental de quase toda a energia biológica disponível na face da Terra.
Os organismos fotossintetizadores captam energia solar e sintetizam ATP e NADPH, que são usados como fonte de energia para sintetizar caboidratos e outros compostos orgânicos a partir de CO2 e H2O. Ou seja, simultaneamente eles liberam O2 na atmosfera, tornando-a oxidante para ser utilizado pelos seres heterotróficos para degradar os produtos da fotossíntese que eles utilizam na alimentação, até chegar a CO2 e H2O e gerando ATP para suas atividades. O CO2 novamente é utilizado pelos seres fotossintetizadores, fechando o ciclo.
2- QUAIS AS REAÇÕES DA FOTOSSÍNTESE QUE SÓ OCORREM NO ESCURO E QUAIS AS QUE PODEM OCORRER TANTO NO CLARO QUANTO NO ESCURO?
Na verdade, nenhuma ocorre somente no escuro e a fixação do carbono ocorre no claro e escuro. A fotossíntese envolve dois processos: as reações que ocorrem somente em presença da luz (reações luminosas), ou seja, aquelas dependentes da clorofila, quando a fotossensibilização desencadeia um processo de transferência de elétrons de uma molécula de clorofila para outra até os centros de reação, onde se inicia a transformação de energia física em energia química, em forma de ATP e NADPH, ao mesmo tempo em que o O2 é produzido. Nas reações de fixação do carbono (claro e escuro), o ATP e o NADPH são utilizados para reduzir o CO2, iniciando a síntese dos carboidratos, a partir dos quais quase toda a vida na terra depende.
3- COMO É A ESTRUTURA DO CLOROPLASTO? QUAL A SUA