Questões da vida pública: moralidade e imoralidade; ingerência política; visibilidade pública.
Disciplina: Introdução a Sociologia
Questões da vida Pública: Moralidade e Imoralidade; Ingerência política; Visibilidade pública.
Não é possível falar das questões políticas em um país democrático sem mencionar o processo eleitoral. Através das eleições a “vontade” popular é evidenciada. O voto, é a manifestação “consciente”, da escolha do povo, de seus representantes.
Pensar em vontade ou consciência como palavras determinantes de nosso processo eleitoral é algo bastante complexo. Vontade é segundo o dicionário, um impulso ou motivo ditado pela razão. Consciência significa, saber bem o que se deve fazer. Ao avaliarmos estes dois conceitos, podemos perceber as bases frágeis de nosso processo eleitoral, que conta com o poder decisório de uma população com baixa escolaridade..
Ligar questões relacionadas ao ensino a questões políticas, é algo inevitável. Afinal a capacidade de uma escolha consciente está entrelaçada ao desenvolvimento intelectual do indivíduo. Infelizmente em nosso país, a maioria dos estudantes de comunidades carentes não concluem o ensino médio e uma boa parcela desses jovens sequer concluem o ensino fundamental.
Ao avaliarmos esses problemas referentes a educação, surge uma dúvida: A Nossa educação é conseqüência da política que escolhemos ou a política que escolhemos é produto da nossa educação?
A dúvida suscitada pode ser respondida da seguinte forma: se conhecimento é poder, e se através desse conhecimento surgem os posicionamentos a respeito de determinado assunto, em uma comunidade, onde o indivíduo é muitas vezes um analfabeto funcional, o seu voto é mais um reflexo de uma escolha inconsciente do que uma decisão acertada. Portanto, a decisão que ele toma é conseqüência da pouca instrução que ele possui. Mas a pouca instrução é conseqüência de uma má política educacional. Pode concluir-se então, que o povo é uma vitima que possui sua parcela de culpa nas resultantes de um