QUESTÃO URBANA NO BRASILSAUDE PUBLICA
QUERSTÃO URBANA NO BRASIL:
Saúde Pública no Brasil
SUMÁRIO
INTRODUCÃO......................................................................................................6
DESENVOLVIMENTO...........................................................................................7
CONSIDEAÇÕES FINAIS.....................................................................................9
REFERÊNCIAS....................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
A saúde pública vem passando galgando significativas mudanças a partir da criação e implantação do SUS, Sistema Único de Saúde, que foi idealizado para sanar as necessidades da população brasileira. De maneira geral, os estudiosos e especialistas no assunto chegaram a um consenso; a rede atenção básica, a medicina preventiva e a promoção da saúde precisam andar juntas e ser prioridade em qualquer gestão. Definitivamente, o oposto do que vem sendo praticado no Brasil durante décadas. Os mesmos erros são repetidos sucessivamente e são aceitos passivamente por uma população sofrida e castigada pelo abandono e pela falta de socorro que tanto indigna a população Brasileira em especial os “SERES HUMANOS”; que jamais poderia ser preterida, segundo a Constituição Federal.
Assim, o Brasil sendo um país de dimensões continentais, e tendo comarca de sua história política a gestão fraudulenta e desvios de verbas, os estados menos desenvolvidos e que recebem menos atenção do Governo Federal, sofrem ainda mais o peso da ingerência dos políticos brasileiros.
A Saúde Pública Brasileira encontra-se ainda muito afastada do que aceitável, por conta de fatores resultantes das formas de envolvimento dos sujeitos sociais e de decisões provenientes de escalões superiores, que são responsáveis diretamente pela