Questão social no brasil
1- Introdução..............................................................................................04
2- Desenvolvimento....................................................................................06
3- Conclusão...............................................................................................09
4- Bibliografia..............................................................................................10
Karl Marx Concebeu a teoria sobre a noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de compra e venda. Na economia existem exemplos de relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mãos de poucos, assim podemos observar que mais de 50% da população brasileira ganha até dois salários mínimos e apenas 4% são muitos ricos.
Desigualdades Sociais Trabalho semi-escravo, onde o proletário tem direito a apenas um pequeno salário e o capitalista em todo o lucro. Salário defasado, péssima qualidade de vida, trabalhador sem voz ativa.
Concepção de Estado e governo A teoria marxista de política implica numa rejeição categórica de uma determinada concepção segundo a qual o Estado seria “agente da sociedade como um todo” e do “interesse nacional”. Dessa maneira qualquer governo, para Marx, sob qualquer forma (seja democrático, seja ditatorial) estaria sempre voltado a cumprir os interesses gerais das classes dominantes. Isso demonstra que o Estado é um dos responsáveis pela contradição entre Estado e trabalho, ou seja, uma das formas de oposições de classes.
A classe baixa encontra dificuldades de acesso a uma boa educação e também á arte e cultura. Alienações políticas favorecem o capitalismo e centralização do poder nas mãos da minoria.
A concepção das leis para vida em sociedade A lei da mais-valia é a forma que se manifesta no capitalismo como a lei do valor. Busca uma forma de insserir direitos iguais entre as classes, favorecendo a