Questão sexual: a prostituição masculina no contexto urbano de belém
APRESENTAÇÃO
O presente estudo intitulado: QUESTÃO SEXUAL: A PROSTITUIÇÃO
MASCULINA NO CONTEXTO URBANO DE BELÉM tem como foco central a compreensão da problemática do uso do corpo masculino para o mercado sexual chamado também de “prostituição” e suas manifestações no âmbito das relações sociais na cidade de Belém. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa, o interesse em conhecer as várias áreas e como o corpo se apresenta para o mercado sexual está marcado pelas múltiplas determinações, quer seja, no aspecto econômico, social e de identidade. A multiplicidade de manifestações que o fenômeno da “prostituição masculina” abrange atualmente traz consigo uma grande diversidade de conceituações para o termo “prostituição”, bem como uma hierarquização desta atividade que vem determinar outras tantas nomenclaturas vinculadas ao ato de comercialização do sexo no contexto global até chegarmos a essa problematização no contexto urbano de Belém do Pará.
Espera-se que neste sentido o presente trabalho venha contribuir para o processo de esclarecimento sobre o tema, o qual muitas vezes desprezado e discriminado, no meio acadêmico, na esfera institucional e pela sociedade. Portanto, trata-se de recolocar a questão na perspectiva dos direitos humanos, onde possa construir um novo olhar e respeito para a condição, a qual os garotos “prostitutos” estão inseridos.
1
2|Página
INTRODUÇÃO
O presente estudo vem colocar em debate o tema acerca da “prostituição” masculina em Belém, a qual vem assumindo espaço de propaganda na mídia e a adesão de um público cativo em busca de satisfações sexuais através da compra deste serviço principalmente nos últimos anos, onde se observa o processo acelerado de desenvolvimento urbano e revolução dos meios de comunicação, principalmente a informacional imposta pela nova lógica de acumulação do capitalismo globalizado.
Comumente a prostituição é vista pela sociedade como