questionário
Um país ao manter relações econômicas com outro entra em jogo duas moedas exigindo que fique fixada a relação de trocas entre as duas, isso fica denominado como sendo a relação de Câmbio. O câmbio é caracterizado como a troca de moeda de um país pela moeda de outro país, que tem por finalidade facilitar os negócios entre os dois países. A responsabilidade para definir as diretrizes e normas da política Cambial cabe ao conselho monetário nacional, e o responsável pela execução da política cambial é o banco central. O ambiente onde se realizam as operações de câmbio é denominado “mercado de câmbio”, o qual é responsável por conectar os interesses dos diversos agentes em negociar moedas estrangeiras, comprando e vendendo de acordo com suas necessidades.
Existem vários tipos de arranjos de câmbio, mas apenas dois são os mais usados, são eles: o câmbio fixo e o câmbio flutuante. Um regime de câmbio fixo o banco central intervém na economia comercializando dólares com o objetivo de manter a cotação da moeda a um determinado nível fixo. O preço da moeda pode sofrer alterações ou também pode permanecer inalterado, isso depende da decisão do banco central. O banco central deve estar disposto para intervir nesta modalidade de câmbio, fazendo compras ou vendendo moeda estrangeira semelhante à oficial. Já o regime de câmbio flutuante acontece diferente do regime de câmbio fixo, pois nesta modalidade o governo não se obriga a intervir no mercado, ou seja, não intervém no valor do dólar, o câmbio flutuante é caracterizado pelas forças de mercado, quem determina o valor do dólar da moeda são as leis de ofertas e demandas regidas pelo mercado.
Taxa de cambio
A taxa de câmbio é um importante instrumento de política econômica porque afeta todas as transações realizadas com o exterior. A taxa de câmbio é a relação de valor entre duas unidades monetárias. Ela indica o preço em moeda nacional de uma moeda estrangeira correspondente. Quando não houver intervenção