Questionário sobre o sonho dos ratos
b) O que representavam, no inicio da história, o queijo, o gato e os ratos? E ao final, o que representavam o queijo, os ratos fortes e os ratos fracos? No inicio da história, o queijo era o ideal que todos os ratos sonhavam alcançar, o gato representava o poder absoluto, ninguém era capaz de dominá-lo, já os ratos representavam os oprimidos, aqueles que só teriam vez se o gato permitisse.
Ao final da história, o queijo foi conquistado pelos ratos fortes, ou seja, eles chegaram onde queriam, e por sua vez, passaram a representar o poder. Os ratos fracos ao final continuaram isolados, apenas com a esperança de um dia conquistarem o seu espaço e serem também respeitados e conquistarem seus direitos.
c) Qual é o momento em que a história modifica o seu rumo? No momento em que os ratos antes unidos, perceberam que o queijo iria acabar se todos pudessem comer livremente, os ratos mais fortes se revelaram então inimigos dos mais fracos e se intitularam os donos do queijo, passando assim a dividi-lo conforme lhes era favorecido.
d) Por que, ao final, os ratos fracos passaram a não reconhecer a diferença entre os ratos fortes e o gato? Em outras palavras, como você explicaria a frase “Rato que fica Dono de Queijo torna-se Gato!”? Ao final, os ratos fortes se igualaram ao gato porque o poder lhes subiu a cabeça e eles começaram a se achar melhores dos que os outros, portanto, os próprios ratos passaram a ser opressores e carrascos de seus próximos, tomando o papel do “gato” no inicio da