questionário filosofia do Direito
1- O que se entende sobre sofismo?
Sofismo é uma corrente filosófica que prega a não existência de uma verdade absoluta, universal, una. Para os sofistas tudo é relativo, pois cada pessoa pode ter uma visão diferente de certas coisas e não necessariamente por terem visões distintas quer dizer que estejam erradas. Tudo para os sofistas depende do “ponto de vista”, e por esse motivo tem como sua principal característica o relativismo.
2- O que é cosmologia?
Cosmologia é quando os gregos saem do pensamento mítico para o filosófico cientifico, os gregos percebem que cada povo possui uma explicação mitológica diferente para os fenômenos naturais, então eles deixam de acreditar nos mitos e tentam através do pensamento explicar verdadeiramente as causas desses fenômenos.
3- Quais as principais contribuições de Sócrates para a filosofia?
Uma das principais contribuições de Sócrates foi a sua luta contra os sofistas. Segundo ele para alcançar a verdade universal, agrupava-se várias ideias de algumas pessoas e após eliminar os pontos incomuns obtinha-se a essência do ser assim chegando a verdade universal.
Sócrates entendia que os sofistas corromperiam a sociedade ateniense, pois eles não acreditavam na existência de uma verdade atemporal, universal, absoluta. Os sofistas pregavam o relativismo e se preocupavam em ganhar os debates através da argumentação e para isso pouco importava a verdade.
No entanto, Sócrates utilizava do seu método para vencer os sofistas nesses debates, ele dizia que nada sabia, por esse motivo fazia perguntas a outras pessoas e através das respostas as próprias pessoas se contradiziam e assim ele conseguia ganhar todos seus debates.
4- O que é “metafísica” para Platão?
O mundo metafísico de Platão é o mundo das ideias, um mundo do conhecimento verdadeiro, universal, imutável. Segundo ele o homem só consegue alcançar esse mundo metafísico, se ele abdicar de todos os seus sentidos, pois os