Questionário de Filosofia
1) Explique, com as suas palavras, o que é a filosofia e qual a sua utilidade?
R - A Filosofia é o amor a sabedoria e pelo saber, a sua utilidade é fazer com que o indivíduo tenha a superação da consciência ingênua e desenvolva a consciência crítica, a partir da elaboração de conceitos, transformando a experiência vivida em experiência compreendida. Logo, ela é uma tentativa de compreender e explicar o sentido último das coisas, a partir delas mesma, e o consequente abandono da inteligibilidade fornecida por entidades sobrenaturais, mágicas e míticas.
2) Tendo como ponto de partida a distinção entre instinto e inteligência, comente a afirmação a seguir: “Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colmeias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre-de-obras. Mas há algo em que o pior mestre de obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção ele a projeta em seu cérebro”. (Karl Marx)
R –
a) Instinto: Inconsciente da finalidade; A ação é realizada por reflexos e instintos; A ação instintiva é regida por leis biológicas, idênticas na espécie e invariáveis de individuo para individuo. Os instintos são “cegos”, ou seja, os animais ignoram a finalidade da própria ação.
b) Inteligência concreta: Finalidade improvisada, pessoal, criativa; É preciso ter experiência, vive-la para realizar a ação; A inteligência distingue-se do instinto por sua flexibilidade, já que respostas variam de acordo com a situação e também de animal para animal. Logo, a resposta ao problema é uma resposta criativa, improvisada e inteligente.
c) Inteligência abstrata: Atos conscientes da finalidade; É planejado, tem-se uma ideia, é pensado antes de realizar a ação. A partir desse pressuposto, o homem dotou-se da palavra e criou o mundo dos símbolos e assim homem distinguiu a linguagem animal que visa a